logomarmc
principal feed facebook           seta1 seta1

Fazer planilha de contas a pagar pessoal no Excel



Download de plainha de controle de orçamento pessoal no Excel. Chegou no final do mês com pouco dinheiro ou no negativo e nem sabe onde foi gasto seu salário? Pois este é o ambiente de muitas pessoas no Brasil, aprenda a criar uma planilha que lhe ajudará a controlar suas despesas fixas e variáveis, saiba onde está indo seu dinheiro.

Neste tutorial vamos mostrar como criar uma planilha de controle de orçamento pessoal. Custos fixos: Despesas ou Custos fixos. Custos variáveis: Classificamos como custos ou despesas variáveis. Neste tutorial vamos mostrar como criar uma planilha de controle de orçamento pessoal. Resultado:


A primeira adaptação que deve ser feita neste arquivo é na planilha de Configuração aonde você poderá retirar centros de custo que você não utiliza e inserir outros, a lista de centros de custo nas planilhas de lançamento Janeiro á Dezembro serão atualizadas automaticamente, bem como os gráficos.

Copie também as fórmulas para todos os meses do centro de custo. Logo ao lado você tem o tipo de despesa Fixa e Variável.

 

Conforme o site portaldecontabilidade:

Custos fixos: “Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.“

Custos variáveis: “Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.“

Ou seja: Custos fixos: acontecem independente de qualquer situação, como é o caso de mensalidades de escolas, aluguéis, água, luz e telefone. Custos variáveis: ocorrem em situações que podem ou não ocorrer tais como uma consulta médica, presentes de casamento e roupas.

A classificação entre custos fixos e variáveis dos centros de custo são importantes porque nos ajudam a trabalhar nos custos que podem ser reduzidos ou evitados. Uma despesa variável normalmente pode ser evitada ou mitigada, e uma despesa fixa provavelmente apenas reduzida, dependendo da sua natureza.

Na planilha há também um painel aonde você pode identificar como estão as suas economias, entradas, saídas e como está a movimentação dos custos por centro de custo.

Nas planilhas de lançamento de Janeiro á Dezembro você tem além dos indicadores do mês os campos abaixo para o lançamento:

  • Data: Data em que será executada a movimentação.
  • Lançamento: Descrição do lançamento.
  • Centro de custo: Classificação do gasto ocorrido.
  • Tipo: Classificação do lançamento do centro de custo.
  • Orçado/Realizado: O orçado é o que espera que seja gasto, o realizado é o que efetivamente foi gasto.
  • Entrada: Valor de entradas tais como salários e investimentos.
  • Saída: Valores gastos
  • Saldo: Saldo após as entradas e seguintes realizadas até a data.

Para começar a utilizá-la note que o saldo inicial de cada planilha está ligado diretamente com o saldo final do mês anterior, e se você estiver iniciando em outro mês que não janeiro, será necessário colocar pelo menos o saldo atual em janeiro para que ele seja levado para as planilhas seguintes.Nos meses de lançamento há também um pequeno painel aonde você terá uma visão rápida da situação atual, e na planilha Painel você terá uma visão completa da situação ao longo do ano.

Arquivo da planilha para download:

http://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/8486/orcamentopessoal.zip

Comente esta noticia!