logomarmc
principal feed facebook           seta1 seta1

Planilha de Fluxo de Caixa no Excel



A planilha de fluxo de caixa no excel  é uma ferramenta que facilita o controle financeiro de quanto há no caixa e do quanto saiu e entrou em cada dia. Neste exemplo de planilha foco na funcionalidade de movimentar entre os dias do mês para analisar, mas poderia ser feito também utilizando uma coluna para Orçado, outra para Realizado e ainda uma terceira para identificar aonde falharam os orçamentos.

Para adaptar a planilha para a realidade da sua empresa você pode:

1. Alterar os dados do tipo de movimentação na planilha “Parâmetros”, adequando as movimentações da sua empresa.

2. Alterar os mesmos dados na planilha “Fluxo de Caixa” alterando os campos da coluna A, lembrando de respeitar os grupos de Entrada e Saída e colocando cada movimento na sua respectiva lista.

3. Selecione entre a coluna C e A e reexiba a coluna B, ela é responsável por fazer o cálculo do saldo inicial. Copie a fórmula para os campos que você incluiu.

4. Oculte novamente a coluna B.

5. Copie a fórmula da célula C3 e copie para todos os campos em que foram incluídas linhas.

6. Limpe os dados da planilha “Dados” deixando apenas o cabeçalho.

 

Trabalhando com a planilha

1. Na planilha “Dados” digite as informações referentes as movimentações ocorridas em cada dia. Esta é a base de dados para as informações do Fluxo de Caixa.

2. Na planilha “Fluxo de Caixa” você tem o somatório por dia e por operação dos lançamentos realizados na planilha “Dados”, sendo que abaixo de cada grupo há uma soma que é utilizada para formar o Fluxo Líquido, que se refere a movimentação de valores do caixa no dia.

3. No Saldo do Dia Anterior, há a informação do saldo do caixa até o dia atual.

4. Em Saldo do Dia é realizada a soma entre o Fluxo Líquido e o Saldo do Dia Anterior.

5. No canto superior direito há uma barra de rolagem aonde é possível movimentar entre os dias do fluxo de caixa.

6. Abaixo da planilha há um gráfico demonstrando a movimentação de entrada e saída nas barras azul e vermelha respectivamente e no gráfico de linha o saldo.

 


Planilha de Fluxo de Caixa no Excel

Comente esta noticia!